TURISMO, CULTURA, MEIO AMBIENTE

O SUCESSO FEITO PELOS INVISÍVEIS!

O resultado final das grandiosas festas que vem acontecendo em Fama -mg, parte de uma boa vontade das direções e produções que competem aprovar e direcionar esses acontecimentos!... Isso fica cada vez mais claro para os famenses e região, pois o marasmo sócio-cultural-esportivo que vivemos nas ultimas décadas, ja se passava pelo inacreditável!... muito sinistro!

Neste ano que se vai pelo meio está sendo vivenciado até no ambito do inacreditável a toda sociedade famense e regional viver, de tanta beleza e garra para se realizar!... E são os invisíveis, os que labutam nas escuridões de seus ofícios, nunca lembrados e homenageados pelos que brilham!è preciso ser justo com os que realmente operam, operários de uma realização. É preciso se ligar nessa!

Jamais em momento algum poderíamos deixar de agradecer com um muito obrigado, aos que se empenham em dar a todos que vem prestigiando nossos acontecimentos dentro dessa singela cidade. Aos que até com a grana de seus próprios bolsos pagam até as roupas caras das diretorias, assim como com suas horas extras e o atendimento aos pedidos mais absurdos dos que se acham no direito de serem hilários ao trabalho alheio!

É assim que se constroem as grandiosas obras e as estrelas brilham, pela escuridão operária dos invisíveis!... Que são preciso sempre ser lembrados pelos mais sensíveis humanamente! Lembrar dos que realmente abrem as portas, principalmente da difícil cultura no Brasil!... É preciso serem louvados os verdadeiros operários que tecem o brilhar das diretorias, ate egoístas em medidas sub-humanas muitas das vezes!

Muito obrigado mesmo operários e funcionários invisíveis da cultura famense. O nome de voces sim estarão brilhando na minha história de cada tijolo cultural que se pousa solidamente em cada alma que a cultiva as novas formas educacionais que vem nos regendo por esse ano de 2017 em Fama! Luz e paz e prosperidade a todos voces amigos verdadeiros, nesta jornada construtiva do caráter humano! Parabéns!Obrigado mil vezes é pouco!

MARÇO 2017



"ADM- 2017 E 2020 COM A CULTURA E TURISMO NO SANGUE"

Depois de anos sem nenhuma ação responsável e digna da gestão anterior ao "Turismo e a Cultura e ao Esporte e à Ecologia", diante dos vereadores da última gestão, sem nenhuma influencia de famílias, foi implantado pelo presidente da Camara e hoje atual Prefeito Cantareli, logo após sua eleição em 2016, o convenio com a ACILAGO, responsável pela arrecadação do ICMS das quatro seções de governo citado acima! Sendo assim, a Faminha deixou de arrecadar mais de R$ 5.000.000,00 milhões de reais, em quatro anos!

Segue abaixo mais uma ótima notícia:
O secretario adjunto de Cultura do Estado de Minas Gerais - João Batista Miguel virá a convite da Acilago, participar da Festa do Marolo em Paraguaçu e do "Aniversário do Município de Fama", com inauguração da "Calçada da Fama" com o Compositor de musica raiz - Luiz Castro, desfile de carro de bois, entre outras atividades.

Na oportunidade irá conhecer o Jequitibá Centenário em Divisa Nova e experimentar o delicioso sorvete de queijo, chegando a Areado para conhecer a D Gorete, visitar o Museu Monsenhor Faria e provar o famoso biscoito.

Em outro dia iremos passear no Lago de Furnas através da balsa do Pontalete, onde também visitaremos o Quilombo, o Museu do Café e o Memorial Padre Vitor.

Vamos na Mutuca? Ô! se vamos... Visitaremos os monumentos e historia de Elói Mendes, além do artesanato, provar os canudinhos com canela da D Olga e a cerveja Artesanal que já vem fazendo o maior sucesso: Astucia.


E Alfenas? Agenda lotada! Guilherme e a equipe da Cultura estão caprichando nos preparativos!!! Programa Cidade Escola, visita ao mestre Waldir de Luna Carneiro, visita a Fazenda Campo Redondo em companhia de Ilma Manso Vieira e Jovany Sales Rey, evento com Folia de Reis e artesãos em frente a Igreja de Santos Reis, a mais antiga de Minas Gerais, Teatro com apresentação de grupo de Alfenas e reunião com as pró reitorias da Unifal e Unifenas.


De 17 a 20 de março, nosso Lago de Furnas irá recebê-lo com todo carinho ...

Aguardamos ansiosos sua chegada.
E já avisei pra Rejane Santos, dobrar a encomenda de marolina! :D

Nas fotos reunião que ocorreu na Cidade Administrativa com participação do Secretário de Juventude e Turismo de Alfenas Leon Felipe, Presidente da Acilago Fabio Carvalho, Vereador e vide presidente da Câmara de Alfenas Joao Carlos Tercetti, grande parceiro Vitinho Luciano e nosso secretário João Miguel.

-- NOTÍCIA DE THAYSE DE CASTRO -- COORDENADORA GERAL DA ACILAGO.


E TAMBEM DE THAYSE DE CASTRO:

Na segunda reunião da Acilago do Ano, realizada em fama na Câmara Municipal dos vereadores, as 19 hrs de 17/02/2017 foram apresentadas várias novidades.

Abrimos espaço a participação de uma empresa - no seguimento de sustentabilidade - Piso Ambiental.

A empresa Piso que atualmente oferece vários serviços na área de sustentabilidade apresentou um leque de opções que podem ser desenvolvidas na área de consciência ambiental e q podem realizar parcerias com Prefeituras, empresas e eventos.

Educação ambiental, gestão de resíduos (incluindo até a possibilidade de matéria prima para artesanato), tratamento de esgoto e aterro sanitário, são hoje , além das reservas ecológicas e unidades de conservação o que pontuam para o ICMS ecológico.

A lei Robin Hood prevê transferência de recurso do estado de MG aos municípios e 4 ICMS se destacam : Turístico, Cultural, Ecológico e Esportivo. Todos se completam para desenvolvimento do Turismo. Atualmente, dos municípios da Acilago apenas Paraguaçu recebe os 4 e ainda foi nota 10 em ICMs Turístico e Cultural.

Fama, Campos Gerais, Monsenhor Paulo ainda estão se estruturando para enviar documentação, inclusive agradecemos imensamente a ilustre presença do prefeito de Campos Gerais - Zé Pezudo e do presidente da câmara de vereadores - Glauco Rabelo.

Fábio Carvalho, presidente da Acilago, potencializou o planejamento estratégico quadrienal da ACILAGO e vem dinamizando e desenvolvendo vários projetos simultâneos nas mais variadas áreas que integram o turismo.

Isso precisa ser amplamente divulgado devido ao nosso posicionamento enquanto ACILAGO , visando proteger o Lago de Furnas, depende de um Conjunto de ações do poder público e população.

Prof Dra Eliane Garcia Rezende pró reitora da Unifal/MG também compareceu a reunião no intuito de estreitar ainda mais nossa parceria na realização de projetos na região do CT Lago de Furnas em 2017. A extensão envolverá professores e alunos do curso de História, Nutrição, Administração publica, Geografia e Farmácia.

É a ACiLAGO cumprindo seu papel de desenvolvimento e estruturação turística dos municípios do Lago de Furnas - Alfenas-Areado-Campos Gerais- Divisa Nova -Eloi Mendes-Fama- Paraguaçu-Monsenhor Paulo consolidando parcerias.

Agradecendo também a presença de quatro vereadores de Areado , Presidente da Câmara Delegado Alexssander, vereadores: Toninho do Major, Betinho,e o Secretario de Cultura e Turismo, Mário Henrique de Oliveira Figueiredo, Vice presidente do COMTUR Maria Cleide Pereira e engenheiro Vitor Pereira.

Outra parceria consolidada na re união foi com a AFPESP - Colonia de Ferias de Servidores Publicos do Estado de São Paulo que funciona no municipio de Alfenas após a Balsa da harmonia, mas porém o acesso hoje é feito por Areado. Seu gerente Alexandre Lorençon , veio abrir as portas do seu fluxo Turístico para nós dos 8 municípios do Lago de Furnas.

A Acilago inclusive está tentando viabilizar uma melhoria no acesso a essa colônia , por balsa, passando pelo município de Alfenas, através do nosso secretário de Turismo e Juventude de Alfenas, Leon Felipe.

A ó tima notícia é que artesãos dos 8 municipios do CT Lago de Furnas terão um espaço para montagem do nosso artesanato regional dentro da área da colônia de férias da associação.

A conjuntura é muito propícia em desenvolvermos e consolidar nossa região do lago de Furnas como Destino Turístico.

Outros projetos já em andamento, como a I Feira de Artesanato do Circuito Lago de Furnas que será realizada em Fama de 28/04 a 01/05 com diversas atrações culturais dos 8 municípios, gastronomia e artesanato.

Além da ação conjunta dos três prefeitos em Furnas para retorno a atividade da balsa do pontalete, uma outra ação envolvendo novamente três prefeitos, dessa vez de Alfenas, Areado e Alterosa vem sendo pensada pela diretoria da Acilago. Algo que beneficiará o turismo, pesca, esportes náuticos e principalmente a valorização do nosso espaço em Minas Gerais. A ideia original veio de Claudiomir Jacinto, organizador do Tucunaré Free.

 Conto com a participação e apoio de todos setores de nossa sociedade.

O Lago de Furnas é nosso!
  
Nosso próximo passo será reabrir o debate para a importância da cota 762 para Lago de Furnas, tendo como base de sustentação o extenso estudo de caso do Engenheiro Eduardo Engel.
 

FEVEREIRO 2017
      
    
"FAMINHA NO MUNDO DA FAMA!"


Finalmente a Fama vem encontrando seu caminho natural de existir em toda sua complexidade de ser um paraíso chamado Fama. Nossa Faminha mais querida e que muito deveria ter sido respeitada, como vem respeitando A "Adm - 2017 - 2020!


CINE FAMA é uma realidade agora!... inaugurado neste domingo, dia 19/02, com uma linda presença dos amantes do cinema, desde a mais tenra idade, aos mais profundos curtidores da sétima arte, elogiaram profundamente a técnica conseguida, com uma excelente imagem e um som bastante amplo! Imagem e som é o cinema!


Com uma estréia de gala para as crianças com "o Rei Leão" onde ficaram atentos ao que viam comendo suas pipocas gratuitamente tambem e com um clássico dos anos de 77, "Grease, nos tempos da brilhantina", uma comédia musical intocável, com músicas inesquecíveis, o que foi ainda muito aplaudido por todos presentes no final!


VENHA AO CINE FAMA NA FAMINHA! Se preparem para a próxima diversão especialmente preparada para voce! Aguardem! Final de tarde de Domingos!


FEVEREIRO 2017 



E O CIRCO FOI CHIC 10!


Em uma deliciosa noite de terça-feira, a criançada e a molecada e os adultos de alma infantil eternizadas em si mesmos tiveram um lindo espetáculo de circo, no poliespotivo da Faminha! O circo chegoooouuu e detonou geral a todos!... Foi um lindo encontro de gerações com muita cultura circense! 

  

Fazendo uma alusão do grandioso espetáculo do "Cirque du Soleil", o Circo Malta encantou e vem encantando todas as pequenas cidades de minas e do Brasil!... Parabens a essa iniciativa feliz de dar às pequenas cidades, verdadeiro espetáculo de qualidade e que as iniciativas políticas continuem a salientar a cultura em todas as cidadezinhas de nossos interiores!


Fica aqui tambem registrado a atenção devida ao alimento da alma, que faz a formação dos seres humanos através da cultura, não somente de cestas básicas e remédios, pois as boas informações culturais fazem a saúde de uma população! Obrigado "Adm - 2017 - 2020" pela atenção dada! 








































FEVEREIRO DE 2017



"FAMINHA... SANEADA ATÉ 2019!!"


Finalmente a Fama começa a ser levada realmente á serio, não apenas na parte de turismo, mas tambem ao respeito humano a cada famense que aqui reside!... Como pode querer se falar de governar uma população, se nem o saneamento básico não ser realizado!... Fazer uma maquiagem superficial para mostrar o pior serviço público dos últimos 20 anos é de uma infantilidade cruel, sem par!... Qual é malandro? segura essa onda!


A "Adm -2017 - 2020" esta realizando juntamente com a COPASA, a totalidade do saneamento básico de todo Bairro São Pedro e o ("Vento levou") e já afirmado "toda a Faminha" com a rede de esgoto até o ano de 2019, completo!... ta ligado?! Só alegria doidão!

Se esgoto não é uma obra importante que não se ve, para político fazer suas politicagens, esgoto é uma obra que a população sente.. nos hospitais, nos postos de saúde e farmácias, com as mais variadas circunstancias de doenças, que somos acometidos pela não realização dessas obras! Que sinistro, maluco!

Chega dessa igualdade das mansões e as casas mais simples terem as fossas nos seus quintais e jardins! uai... Pior ainda, a pouca rede de esgoto existente a feder inconsequentemente nos lares de todos e ainda sendo jogadas na represa de Furnas, nosso cartão postal!... Sim igualdade a todos é termos a rede de esgoto. Na boa, beleza!

A renovação esta aí para todos conferirem e vivenciá-las! Uma cidade sendo levada como sempre deveria ter sido tratada, com carinho e respeito à população e ao turista, principalmente aos que aqui fazem suas casa de lazer para seus fins de semana e feriados!



Fotografia de Sérgio Mourão em Capitólio MG


O Lago de Furnas é a maior extensão de água de Minas Gerais e um dos maiores lagos artificial do mundo. O lago é alimentado por nascentes e rios de águas cristalinas, cobre uma superfície de 1.457,48km², quatro vezes mais que a Baia de Guanabara no Rio de Janeiro. 

A partir de 1960, modificou a paisagem de trinta e quatro municípios atingidos pela sua inundação. Cidades foram inundadas e boa parte do potencial agrícola foi reduzido drasticamente. Se em perdeu terras férteis, ganhou um campo fértil e cada vez crescente que é o turismo. 

Pelas belezas naturais, cânions, paredões, cachoeiras e paisagens exuberantes, a região recebeu o carinhoso nome de “Mar de Minas. Dessas 34 cidades, listamos essas 10. Todas top!

1 – Boa Esperança











Fotografia de Wallace Ázara 










Sua população em julho de 2013 era de 40 018 habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE. Está distante 280 km de Belo Horizonte.É neste município que se encontra a Serra da Boa Esperança, a qual se tornou célebre através da música que leva seu nome, composta por Lamartine Babo e interpretada por diversos cantores. Por seu território passa o Rio Grande, importante para o desenvolvimento da região.

O Lago de Boa Esperança possibilitou o desenvolvimento do turismo e do lazer da população. O lago é formado pelo represamento das águas do ribeirão Marimbondo, Maricota e Cascavel. A extensão total é de aproximadamente 8 km² (800ha), sendo 3 km², a “parte que banha a cidade”. Represado no município para formação de uma lagoa perene, circundando de praças, com avenidas arborizadas, restaurantes, instalações para pesca com vara, ancoradouro para barcos e jardins. 

Passeio de Lancha, Passeio de Jet Sky, Pesca esportiva, Cachoeira do lago. Tem também a "Prainha" que está em torno da Av. Beira Lago com intuito de reunir as pessoas para desfrutarem da beleza do Lago dos Encantos.










2 – Alfenas 

















Fotografia de Bosco Azevedo













De acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sua população em julho de 2014 era de 78 176 habitantes.




Alfenas articula-se em uma malha rodoviária com três estradas federais (BR-491, BR-267 e BR-369), algumas estaduais (MG-179, MG-184, MG-453 e MG-879), diversas municipais. O município tem localização privilegiada em relação aos grandes centros urbanos do país. Banhada pelo Lago de Furnas, o que revela grande potencial turístico.




O município de Alfenas é o núcleo urbano mais importante da microrregião. Tradicionalmente, agro-pastoril e grande centro produtor de café. A pecuária leiteira é bastante desenvolvida e iniciativas na agroindústria, principalmente no setor do gêneros alimentícios, sucos e laticínios. Na área industrial vem consolidando o município, vocação para o setor têxtil revigorada com a implantação da, hoje, UNIFI do Brasil, considerada uma das maiores unidades industriais do gênero na América do sul.




Alfenas está localizada na bacia hidrográfica do Rio São Tomé, que termina no lago de Furnas, cuja nascente fica no bairro Serra Escura no município de Machado. Ocupa uma área de 849,2 Km2 de extensão, com altitude máxima 888m acima do nível do mar, na cabeceira do Córrego Mateus Cego e a Mínima de 768m, na represa de Furnas. A sede, Alfenas, situa-se segundo as coordenadas geográficas 21º 25’ 45’’ latitude sul e 45º 56’ 50’’ W. Greenwich.




O município é banhado pelo lago de Furnas, um dos maiores da América Latina. Suas margens somadas ultrapassam 3 mil km, o equivalente a quase metade do litoral brasileiro. Alfenas vem sendo descoberta como portal de entrada para o grande “Mar Doce” de Minas Gerais, que permeia terras de 34 municípios. Suas características permitem a navegação de diversos tipos de embarcações, inclusive veleiros. 

A prefeitura Municipal construiu neste ano, a primeira rampa náutica pública do município, a menos de 3 km do centro da cidade, onde o turista poderá ter acesso ao lago de Furnas e obter informações sobre distâncias e pontos turísticos do lago.(Fonte: Atlas Escolar - Histórico e Geográfico do Município de Alfenas – MG)










3 – Fama











Fotografia de Wilson Órfão - Fanpage Lugares de Minas 













Sua população recenseada pelo 

IBGE/2010 é de 2.348 habitantes.Distante 

362 km de Belo Horizonte, o município 

faz divisa com Alfenas, Campos Gerais, 

Três Pontas.Paraguaçu.




Fama é daquelas cidades que quem a 

conhece não esquece jamais! Com 

belezas naturais banhadas pelo lago de 

Furnas, seu povo hospitaleiro está 

sempre de braços abertos para recebê-lo. 

Venha nos visitar e passar momentos 

agradáveis com sua família. Em Fama 

você encontra o melhor sabor do peixe 

do Brasil.






















4 – Guapé











Fotografia de Renato Faria 













Sua história se divide em duas partes: antes e depois das águas de Furnas, devido à inundação de parte do município na década de 1960 para construção de uma usina hidrelétrica.A nova cidade foi construída próxima à antiga, em um local mais alto, as margens do lago, ficando praticamente ilhada, onde o lago forma uma península.

O lago que hoje rodeia a cidade proporciona uma vista bastante agradável e um clima ameno.A prática de esportes náuticos, turismo, pesca (autorizada) é frequente, principalmente em tempos quentes. O lago é um convite para banhistas e para passeios de lancha, barcos.




Alguns acessos à cidade são feitos através de balsas, o que faz a viagem a Guapé se tornar emocionante desde o inicio.




A prática de esportes radicais como o rapel e voo livre no município se tornou frequente, tendo sido realizado em 2007 o primeiro Campeonato Brasileiro de Acrobacias, o 1º Brasilacro de Parapente onde reuniram-se pilotos de várias partes do Brasil e da América do Sul.










5 – Capitólio











Fotografia de Stênio Silva 













Capitólio é a Rainha do Lago de Furnas.De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população era de 8 574 habitantes em 2014. Capitólio é uma cidade pequena que fica a 280 quilômetros de Belo Horizonte, mas para chegar lá de avião, é possível pegar um voo comercial e descer em uma cidade mais perto como Passos, Piumhi, Alfenas, Varginha, dentre outras.

A região é marcada por cânions com mais de 20 metros de altura, cachoeiras e uma praia de água doce. A cidade faz divisa com os municípios de Guapé, Pimenta, Piumhi, São João Batista do Glória, São José da Barra e Vargem Bonita.




















Imagem extraída do site escarpasdolago.wordpress.com

No Balneário Escarpas do Lago está a maior marina fluvial da América Latina. A região tem grande potencial turístico e muitos locais para a prática de esportes de aventura. 










6 – Formiga











Lago de Furnas que banha Formiga.Fotografia de Kevin Marden

























Formiga possui uma paisagem caracterizada pela diversidade de aspecto físico, dando destaque para a variada quantidade de terrenos planos e montanhosos, vales, cachoeiras e paredões rochosos, formando assim uma paisagem de muita beleza. Como possui muitas florestas, cerrados e capoeira, a sua natureza se torna algo muito distinto. Os seus solos são férteis e favorece o plantio e a agricultura. 

O lago de Furnas, que é considerado como o Mar de Minas, ocupa parte do município e tem o volume equivalente a 2,6 bilhões de metros cúbicos. Quando venta com bastante força, ocorre a formação de ondas, dando a impressão de ser um braço do mar. Hoje, o lago é uma grande fonte de turismo e se tornou responsável por vários clubes de ótima qualidade, fazendo assim com que o turista usufrua toda a generosidade que a natureza reservou a esta região.

Esses aspectos estão despertando cada vez mais interesse em quem esta em busca de um turismo mais aventureiro ou de um passeio para descansar e curtir as belezas que a região apresenta. As atividades náuticas como pesca, natação, jet ski, trekking, Wind Surf estão sendo bastante praticadas. 

Porem, além de belezas naturais, Formiga ainda possui grande fonte de cultura. A Igreja Matriz de São Vicente Férrer é uma das mais belas da região. A preservação é realizada por toda a população. Na praça, também se encontram belos conjuntos arquitetônicos, ficando ali resguardado o conjunto ecológico, os casarões, a primeira fonte luminosa da cidade, o espaço para eventos artísticos e culturais.

Os eventos culturais da cidade vêm ganhando bastante força, um dos principais se chama " O Mutirão de Carros de Bois". O evento reúne aproximadamente 52 carros de bois, que são confeccionados artesanalmente com madeira e ferro. Durante o evento, Formiga faz jus ao título que possui, de cidade hospitaleira e recebe pessoas de todo o país, que vem especialmente para prestigiar a festa. 







(Fonte do texto:http://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/MG/494/formiga)













7 - Três Pontas











Por WOtP - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=27959984




Três Pontas é uma cidade com praticamente todas as ruas da zona urbana asfaltadas e serviços de água e esgoto para quase toda população. Com uma área de 689 quilômetros quadrados, o município possui cerca de cinquenta e quatro mil habitantes, sendo que na zona urbana residem aproximadamente quatro quintos desse total. A MG-167 é a única rodovia que dá acesso ao município, mas a Rodovia Fernão Dias, uma das principais rodovias do país, se encontra a menos de cinquenta quilômetros da cidade.




Três Pontas faz parte do circuito turístico Vale Verde e Quedas D'Água.O destino mais procurado pelos turistas é o Distrito do Pontalete, por causa da Represa de Furnas. Além das belas paisagens naturais, os diversos bares e restaurantes possibilitam ao visitante saborear a típica comida sul mineira. Em novembro de 2011 foram iniciadas as obras para revitalização do distrito, para melhorar a infraestrutura e ampliar o potencial turístico que atrai visitantes de toda região.




Outros aventureiros também optam em conhecer a serra de Três Pontas. No topo da serra tem-se uma visão privilegiada do "mar de morros" do Sul de Minas. Repleta de trilhas, a serra tem ainda uma cachoeira e um muro construído por escravos na época em que havia um quilombo nas proximidades da montanha. (Wikipedia)













8 – Carmo do Rio Claro











Imagem extraída do site nascentesdasgerais.com.br
















De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 20.426 habitantes.




Localizado na região sudoeste do estado, é banhado pela Represa de Furnas. O município limita-se com Alfenas, Alterosa, Alpinópolis, Boa Esperança, Campo do Meio, Campos Gerais, Conceição da Aparecida, Guapé, Ilicínea, Nova Resende e São José da Barra. Destaca-se pela agropecuária, turismo e artesanato.Muito conhecida pelo artesanato em tear manual e pela produção de doces caseiros.A vegetação característica do município é de transição para o cerrado.




De sua bacia hidrográfica centenas de nascentes, brotam das serras dando origem aos incontáveis riachos e córregos que banham o município. São muitas as montanhas que compõem o relevo carmelitano. As principais são: Serra do Tabuleiro com 1304 m, Serra da Tormenta com 1287m e pertence a particulares, pois ainda não foi tombada pelo Governo Municipal, estadual ou federal, Pico São Gabriel com 1197 m. (Wikipedia)










9 – São João Batista do Glória











Fotografia de Amauri Lima 

Sua população estimada em 2007 era de 6.828 habitantes. Cidade predominantemente rural, onde o leite é o principal produto.




Atualmente foi construída a ponte sobre o rio Grande, onde antigamente as balsas realizam as travessias. O município tem várias cachoeiras, o que torna a cidade conhecida regionalmente por cidade das cachoeiras. Devido ao grande nome da cidade, ela leva o apelido de "Glória".

Pra quem gosta de contato com a natureza, a cidade é a opção ideal. É em São João que está o Paraíso Perdido, um dos mais lindos lugares de Minas e ainda, o município possui dezenas de cachoeiras e paredões de tirar o fôlego que levam ao Caminho do Céu, uma linda região pertencente ao município.










10 – Pimenta 











Foto extraída do site http://kypessoa.blogspot.com.br/ 

Pimenta, uma cidade de 8.160 habitantes, fica situada no oeste de Minas Gerais entre os Rios Grande, que passa no município e o Rio São Francisco que passa próximo. Distante 236 km da Capital.




A cidade tem ao fundo a Serra da Pimenta ou Serra de Piunhi, que é uma das ramificações da Serra da Canastra. Esta serra é cortada pelo Rio Grande numa garganta que fica no distrito de Santo Hilário que pertence ao município de Pimenta. Santo Hilário, um arraial de 400 habitantes, recebeu este nome em homenagem ao naturalista francês August de Saint Hilaire, que passou uma temporada pesquisando esta região.







A região de Pimenta, Santo Hilário e a serra ficam às margens do Lago de Furnas, formado pelo Rio Grande. Na região, além do Lago de Furnas, que é magnífico, existem dezenas de cachoeiras de grande beleza. (Fonte site da Prefeitura local)










Os município que fazem parte do “Mar 



















de Minas” são: Aguanil, Alfenas, 



















Alpinópolis, Alterosa, Areado, Boa 



















Esperança, Cabo Verde, Camacho, 



















Campo Belo, Campo do Meio, Campos 



















Gerais, Cana Verde, Candeias, Capitólio, 



















Carmo do Rio Claro, Coqueiral, Cristais, 



















Divisa Nova, Elói Mendes, Fama, 



















Formiga, Guapé, Ilicínea, Juruaia, 



















Lavras, Muzambinho, Nepomuceno, 



















Paraguaçu, Pimenta, Ribeirão Vermelho, 



















São João Batista do Glória, São José da 



















Barra, Três Pontas e Varginha, com a 



















criação de praias e desfiladeiros.






































Comentários

  1. Comentários como estes de uma querida amiga não vale! uai!...ahahahahahah...obrigadao! Va nos prestigiar e a sua Faminha amada, por favor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FAEFAMA - BRASILHAO -CAP.19

PROFESSOR CYLVANO - FAMA MG - APRESENTACAO