I Mostra de Cinema de Fama

I Mostra de Cinema de Fama traz exibições gratuitas em bela e pacata cidade às margens da lagoa de Furnas!


Festival que acontece entre os dias 26 e 27 e 28 de maio. Conta com oficina de atuação, homenagens e programação cultural no charmoso balneário de 2.500 habitantes.



Fama-MG... a pequena e pacata cidade sul-mineira será palco para exibições gratuitas de filmes às margens do lago de Furnas, com mostra competitiva de curtas-metragens nacionais e projeção de curtas mineiros, além de três longas-metragens convidados.

A madrinha da primeira edição da mostra será a atriz gaúcha Malu Valle.


Uma homenagem ao dramaturgo e romancista de cinema e televisão Jovany Sales Rey, natural de Alfenas, cidade vizinha de Fama.


Dentre as atividades paralelas, visando formação e fomento da sétima arte e turismo no estado e região, está um curso de atuação com Anselmo Vasconcellos.



Durante os três dias de mostra serão exibidos mais de 25 curtas-metragens em mostra competitiva - Ao final, jurados escolhidos pela mostra premiarão os três primeiros colocados, além de troféu aos demais concorrentes.

Longas convidados: Com intuito de dar visibilidade à importante produção do estado, também serão exibidos curtas mineiros selecionados pela mostra. A cada dia o público poderá conferir um longa-metragem:

“A Repartição do Tempo” (2016)


Do estreante Santiago Dellape e premiado no 49ª Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; exibido na última Mostra de Cinema de Tiradentes,

“Sobre Mariposas e Borboletas” 


Conta com atores do sul de Minas e sets na região em produção independente da Reticências Filmes, dirigido por Lucas Marques;


“Irmã Dulce” 

Produzido pela Migdal Filmes e dirigido por Vicente Amorim, o trabalho conta com a atriz Malu Valle no elenco, a madrinha desta 1ªAmostra.


De sexta (26) a domingo, na Casa do Artesão de Fama acorrerá o curso de atuação com Anselmo Vasconcellos, ator com 40 anos de carreira na TV e cinema, com dezenas de papéis marcantes em clássicos como "Eles não usam black-tie" (1981) e "Tempos de paz" (2009).


Durante a mostra a expectativa é que a cidade de 2.500 habitantes respire o rico cinema nacional, com sua simpática praça e estabelecimentos iluminados à beira d'água promovendo interação entre público, produtores, cinéfilos e atores consagrados e jovens talentos com trabalhos em exibição, como a atriz Bianca Muller ("A Repartição do Tempo)...

Rodrigo Mikelino



Ator e performer de Alfenas com destacados trabalhos nos palcos e produções do Rio de Janeiro e São Paulo. 

A I Mostra de Cinema de Fama terá como mestre de cerimônias o ator...

Igor Cotrim


Rosto conhecido da TV brasileira e premiado em diferentes festivais por seu forte papel no cinema na pele de um trevesti em "Elvis e Madonna" (2009).

"Estamos com um desafio de trazer o cinema brasileiro para as telas de nossa região e este é um dos motivos de estarmos realizando a I Mostra de Cinema de Fama, cidade turística que por si só já é uma cidade cinematográfica", afirma Aryanne Ribeiro, da Gesto Produtora, responsável pelo evento, com apoio da: 

-- Prefeitura Municipal de Fama
-- ACILAGO - Associação do Circuito Turístico Lago de Furnas
-- Secretaria de Governo de Minas Gerais.

Exibições e estrutura

Com estrutura especial para sessões ao ar livre, qualidade de imagem e áudio em tela 13x7m e capacidade para 600 pessoas sentadas, as exibições acontecerão a partir do final da tarde, criando um cenário mágico tendo ao fundo a represa de Furnas, na área conhecida como Trampolim de Fama, em frente à Igreja do Sagrado Coração de Jesus e ao coreto da praça. 



Outra preocupação da Mostra será com a sustentabilidade, com coleta seletiva, além de bancos da área comum feitos com material reciclado por artesãos da cidade.

Homenagem

Homenageado da I Mostra de Cinema de Fama, Jovany Sales Rey é cronista, dramaturgo, historiador, roteirista de cinema e televisão. Natural de Alfenas-MG, radicado em Vitória-ES, trabalha como script doctor (consultor de roteiros) e ministra oficinas de roteiro. É sócio fundador da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD&C) e membro do Instituto Histórico e Geográfico Nacional. Possui sete livros publicados e no cinema assinou os roteiros de 39 vídeos, curtas e longas metragens, entre eles, o premiado “Como a Noite Apareceu” exibido em Cannes e na abertura do Fórum Social Mundial de Dakar e Whispers of Paradise (Murmúrios do Paraíso).



Convidado para ser Oficineiro da#mostrafama2017, Anselmo Vasconcellos, 64 anos, nasceu no Rio de Janeiro, mora na Barra da Tijuca.Vasconcellos é ator, diretor e roteirista. No cinema participou de mais de 50 filmes, entre os quais se destacam: “Se segura, malandro!”, de 1978, e “Bar Esperança, o último que fecha”, de 1983, ambos de Hugo Carvana; “A república dos assassinos”, de 1979, de Miguel Faria Jr.; e “Brasília 18%”, de 2006, de Nelson Pereira dos Santos, entre outros. Na TV, entre as muitas interpretações, está em destaque no programa “A Zorra”, desde 2015.




Igor Cotrim

É formado pela escola de arte dramática (EAD) da USP e atuou por quatro anos em uma série jovem da Globo, além da atuação em uma novela da mesma emissora e da Record.
No teatro teve importantes interpretações. Recentemente atuou na peça “Lapinari” dirigida por Luiz Vitalli e deu voz para Manuel Bandeira no espetáculo ‘‘Manuel Bandeira e seus poemas musicados”, de Clarice Prietto na Academia de Letras Brasileira (ABL). 
No cinema, ganhou seis prêmios de melhor ator, entre eles o prêmio da ACIE pelo papel de travesti Madona no filme “Elvis e Madona”, dirigido por Marcelo Laffitte.
Contrin também escreveu para o cinema, teatro e está lançando seu segundo livro.



Convidado para a curadoria e para apresentação de curta Rodrigo Mikelino

É ator, bailarino formado pelo método Royal Academy of dance, cantor, produtor cultural e graduado em Letras. Nascido em Alfenas-MG, radicado no Rio de Janeiro, atuou em mais de 20 peças teatrais, além de participação em novelas. Também dirigiu e atuou em vários curtas metragens ganhando prêmios por eles.



SERVIÇO
I Mostra de Cinema de Fama-MG
Quando: 26 a 28 de maio (sexta a domingo) das 19:00h as 22:00h
Onde: Praça central - Fama
Quanto: todas as atividades são gratuitas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTATÍSTICA DO MES

MUITO PRAZER, PROFESSORA!

HIGIAL GERANDO FAMA